Pular para o conteúdo principal

"Experiência vocacional" no Noviciado do Verbo Encarnado

 

Recebemos este testemunho enviado por um jovem vocacionado que, depois de ter feito uma experiência vocacional num seminario diocesano, quis conhecer de mais perto a vida religiosa num Instituto Religioso. Esse jovem a diferença de muitos outros percebeu que no IVE, infelizmente, não há processos de de discernimento vocacional.


*


Sou um jovem vocacionado e não revelarei o meu nome para guardar a minha imagem, mas gostaria de relatar aqui a minha experiência dos dias que passei no noviciado do Instituto do Verbo Encarnado, IVE.

O que no início era para ter sido uma experiência de 11 dias, passei apenas 5 dias de exercícios espirituais e 3 dias de convivência no noviciado. Não estava sozinho, mas havia outros jovens que, juntamente comigo, estavam lá para uma experiência vocacional, ou seja, para que com a ajuda do superior pudéssemos discernir uma vocação à vida religiosa, mas nomes como: experiência vocacional ou discernimento como tal não foram utilizados, utilizavam a palavra convivência, o que em suma acabou por ser uma espécie de trabalho voluntário.

Tudo considerado, houve vários detalhes que vi em poucos dias, mas detalhes que dizem muito sobre a falta de ordem, discernimento e pressão para tomar uma decisão de entrar na vida religiosa.


Discernimento vocacional ou voluntariado?

Para começar, fui com a intenção de ter uma experiência e assim poder fazer um discernimento vocacional sobre a vida religiosa, conhecer a espiritualidade, o carisma, etc., mas na realidade "fugi" daquele lugar. Durante a maior parte do tempo fomos acompanhados pelos bedeis (são seminaristas que ainda não terminaram o seu período de formação e ajudam no noviciado durante um ou dois anos). O superior quase nunca comia conosco, estava quase sempre no seu dormitório e algumas vezes lhe levavam a comida; não havia tempo para partilhar à mesa para nos conhecermos melhor, uma conversa  mais privada, nada! Um dia percebemos que o superior não estava presente, tinha ido viajar e não nos tinha dito nada, nós que estávamos lá para uma reunião vocacional para conhecer a vida religiosa não tínhamos tempo para uma conversa séria individual ou em grupo. A conversa com o superior foi resumida em apenas alguns minutos, onde ele me disse que estava tudo bem e que eu podia entrar no noviciado, sem perguntar quase nada sobre o fato de já ter sido seminarista noutro lugar, sem perguntar as razões pelas quais saí, sempre com o mesmo discurso: "Deus não gosta de esperar" "Não deixe a decisão para mais tarde", "você pode perder a sua vocação", etc.

Durante todo o dia fizemos trabalho voluntário para o seminário, tais como carpir a terra, cozinhar em condições sujas, limpar, servir etc. Éramos cerca de 70 rapazes, a maioria de nós dormíamos na biblioteca, no chão, todos juntos, sem lugar para guardar as nossas coisas, e pela quantidade de atividades terminavamos o dia bastante cansados.

Em suma, cada dia da "experiência" que deveria ter sido um acompanhamento vocacional resumiu-se a trabalhos em benefício do seminário, mantendo-nos ocupado o dia inteiro com vários trabalhos de manutenção, cozinha, limpeza, serviço de mesa, inclusive dias de trabalhos pesado baixo chuva; não houve momentos de espiritualidade, de formação, de partilha em conjunto, nem momentos em que pudéssemos estar sozinhos, para reflectir, etc. Tudo era feito com pressas.

Houve dias em que literalmente nao havia água para beber, para tomar banho, para as nossas necessidades não havia água para os sanitários e a pouca água que havia tínhamos de usar com um balde e em casos muito necessários, o que significava que os sanitários se encontravam numa situação higiénica deplorável.

E o mais importante, no IVE não há processo de admissão para ajudar aos jovens com vocação, para ajudar aos jovens que queiram passar por um processo de discernimento. A partir da experiência que tive, posso afirmar que era simplesmente abordar o tema da vocacao para receber como resposta: "Muito bem, fica!

As orações como o terço e as laudes eram rezadas enquanto cozinhávamos, trabalhávamos, sem qualquer devoção, parecia que o mais importante era terminar o trabalho.

Um dia, aproveitando o descanso dos demais, aproximei-me do superior e disse-lhe que voltaria para casa, pois não tinha planejado ficar tantos dias, e ademais não era possível - devido à falta de água - pois não se podia lavar as roupa, tomar um banho, etc. Naquele mesmo dia saímos de lá, um outro rapaz e eu, mas antes de pegar o ônibus tivemos que parar para comer, pois tinhamos muita fome e sede.


Você foi com a intenção de ter uma experiência e ser capaz de discernir com a ajuda do superior?

R: Sim, conheci o IVE através de um amigo seminarista que fez os Exercícios Espirituais Inacianos e me recomendou. Isto foi em 2018 e, desde então, tenho estado interessado em fazer algum acompanhamento vocacional com eles. Entrei em contacto com um sacerdote do IVE que me propôs fazer uma experiência de um mês, mas devido a alguns impedimentos não foi possível para mim.


Que elementos de discernimento eles usaram com você?

R: Não foram muitos! Fiz uma videochamada de menos de meia hora com o padre responsável pelas vocações no Noviciado, disse-lhe que tinha sido seminarista noutro lugar e que gostaria de fazer um discernimento vocacional com eles, lembro-me que me explico um pouco sobre a vida comunitária que tinham, mas nao me fez nehuma pergunta a respeito de ter sido seminarista em outro lugar. 

Decidi ir fazer o EE, e quando terminei fui ao noviciado para uma experiência vocacional de 6 dias, mas só fiquei 3, porquê percebi que o contacto com os padres era extremamente difícil, eles nunca tinham tempo, não comiam conosco e trabalhávamos o dia todo, tampouco tínhamos muito tempo para ligar para as nossas casas e avisar a nossas familias como estávamos, pois o acesso à internet era muito difícil, porque é um lugar onde chove muito. Em resumo era um constante trabalhar, era deixar um afazer e começar outro. Eu ajudei muito na cozinha, o que devo dizer, era bastante suja.


Quanto tempo o Padre Superior se dedicou a conversar com você?

R: Tive duas conversas com o padre encarregado das vocações e uma com o mestre de noviços. Ambos me deram luz verde para uma eventual entrada, mas eu disse-lhes que queria ter um acompanhamento vocacional mais longo, não gostei dessa realidade difícil e desconfortável em todos os aspectos.


Teve tempo para falar em privado ou em grupo com os outros que também estavam fazendo a experiência?

R: Não muito! Quando cheguei, numa segunda-feira de manhã, tivemos algum tempo para conversar, mas depois dos EE só tivemos tempo de falar no almoço da sexta-feira. Quando os EE terminou e fomos para o noviciado por alguns dias de experiência, falamos em algum tempo livre, mas muito pouco, porque passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando.


Os dias foram resumidos em trabalho voluntário, é isso?

R: Exactamente! Nos dias em que eu estava no noviciado, havia um grupo de seminaristas mais velhos fazendo os EE do mês, eles passavam a maior parte do dia na pequena capela do noviciado, e nós, os vocacionados, trabalhávamos, quer fosse na limpeza, na cozinha, nas tarefas domésticas, etc. O modo de vida tornou-se repugnante devido à falta de higiene mais básica, por exemplo, não podiamos dar descarga para a urina, apenas para a defecação. O cheiro que respirávamos era bastante desagradável e nojento, pois nunca tinha vivido essa situação em nenhum seminário. Num determinado dia houve um problema com a água e tiveram que  racionar, ou seja, ficamos três dias sem poder tomar banho e sem água potável, ou seja, praticamente três dias sem poder dar descarga (foi a essa altura em que já não conseguia lidar com a situação e decidi partir). Antes de partir, lembro-me de que tinham conseguido água de uma fonte perto do seminário para que pudéssemos beber, era uma água de cor escura com um cheiro forte; também tive de limpar os banheiros que se encontravam numa situação horrívelcom um cheiro insuportável como podem imaginar, e eu só tinha um balde e um pouco de água para as limpa-los.


O superior ou os bedéis lhe propuseram fazer os EE para poder se decidir?

R: A participação no EE inaciano é uma parte indispensável do acompanhamento vocacional. Para a admissão, é aconselhável fazê-los pelo menos uma vez. Foi isto que o padre responsável pelas vocações me sugeriu.

Conclusão: eu era seminarista e queria fazer uma experiência com eles, porque os conhecia desde 2018, mas quando estive lá vi que não me encaixaria nesse estilo de vida. Também reparei como insistem para que você peça ser admitido no noviciado e ficar de uma vez sem regressar a casa, como aconteceu no meu caso, o padte me insistiu que eu ficasse mais dias, o que não aceitei, não sei se poderia suportar viver naquela situação precária, sem a devida atenção às necessidades mais básicas, como a água; a comida também era racionada e posso dizer que tive fome os três dias em que lá estive (o que pareceu uma eternidade). Esses poucos dias que estive apenas trabalhávamos, repito os padres estavam extremamente ausentes, a maior parte do dia nos seus quartos ou fora do seminário. Cheguei à conclusão de que eles não sabem ou não fazem directamente qualquer processo de discernimento vocacional, pois nem sequer eles se referem a esses dias como acompanhamento ou discernimento vocacional, apenas te convidam a passar alguns dias de convivência e quando já estamos ali nos damos conta de que se trata de trabalhos voluntários.

Quando eu disse que queria partir no terceiro dia, o superior insistiu muito que eu ficasse ou regressasse por mais dias, mas sem mencionar que elementos ou processo de discernimento vocacional seriam feitos.

Em suma, a experiência foi terrível e magoou-me! Eles escondem coisas como a história do seu fundador, o defendem, parece ser, sem nenhum conhecimento do acontecido com o ex cardeal McCarrick, fazem constante menção -de modo exagerado- repetindo continuamente que o fundador, o padre Buela, pediu pobreza e perseguição para a sua Ordem. 

Desde o principio percebi algo exagerado e ao meu modo de ver entendem mal a perseguição religiosa, tentei questionar em alguma ocasião, mas sempre me respondiam com os mesmos argumentos: "que os santos tambem sofreram perseguição", ou seja, o padre Buela colocou as consequências antes mesmo dos seus atos e todo o que sucede hoje com ele e com a congregação se justifica em que Deus escutou ao fundador e lhe concedeu esse "dom" da perseguição, por tanto, é impensavél questionar os atos do fundador, ao contrário se questiona os que tentam pedir contas do que ele faz. 


Qual foi a sua percepção dessa pobreza levada ao extremo, para eles uma forma de vida heróica e virtuosa. O que achou?

R: A virtude da pobreza na mentalidade deles é algo peculiar. Nem sequer oferecem um mínimo de condições dignas para os seus seminaristas e acham que nos "amontoar" nos cantos é algo bastante normal. Eu mesmo tive de dormir no chão de uma biblioteca muito pequena no noviciado juntamente com três outros rapazes, nem sequer havia espaço para andar, porque os "colchões", ou seja, os cobertores que usávamos como colchões, e as nossas malas ocupavam toda a biblioteca.

A pobreza da comida: alimentos como verduras e legumes no ponto de apodrecer eram cozinhados para consumo e algo que tambem me deixou um pouco perplexo foi a sujeira e o cheiro, o lixo orgânico estava junto ao forno de lenha e o mau cheiro que era libertado era muito desagradável juntamente com a comida que lá preparávamos. Ordem e limpeza são duas coisas que faltam, o chão estava sempre muito sujo e os alimentos em contacto com a sujeira, etc. Os bedés sempre estavam conosco, mas só ordenavam coisas a fazer, pareciam ter mais autoridade do que os padres, pois nos davam ordens mesmo em frente dos próprios padres. Havia um em particular, que experimentava toda a comida o tempo todo e o outro estava sempre no celular da comunidade, zombava de todos com brincadeiras sem graça, típicas deles, não levava nada a sério.


O superior alguma vez mencionou os processos de discernimento pelos quais passaria quando entrasse no noviciado?

R: Não! Não houve processo enquanto tal. Houve apenas uma video chamada para um primeiro contato e em menos de duas semanas viajei para fazer o EE inaciano e depois fomos ao Noviciado para vivermos juntos, como eles dizem, o que na realidade não foi além de trabalho voluntário. Tive algumas conversas com o promotor vocacional e com o mestre noviço, nada mais! Não houve diferença, dizem as mesmas coisas e recomendam os mesmos livros, os do Instituto.


Em espanhol: "Experiencia vocacional" en el noviciado del Verbo Encarnado 



**


Comentários

  1. Você vai passar uma experiência e com alguns dias veste o jumper, depois com poucos meses mudam seu nome, e uma semana depois já volta para casa de hábito. No meu tempo respeitaram os prazos canônicos…

    ResponderExcluir
  2. Tristemente es así, yo fui seminarista del IVE, rezo por ellos para que reconozcan sus errores y realmente hagan un trabajo dirigido a dar gloria a Dios, por mi nacionalidad siempre fui desplazado, prohibiendoseme hasta escuchar música típica de mi país, hablar de él entre otras cosas porque de u a vez se me juzgaba como nacionalista, solía podía escuchar .el folclore argentino, no podía tener visitas, porque según ellos venían a visitarme solo porque yo les pedía cosas y se sentían obligados a traer esas, además por el hecho de no haber sido seminarista menor, todo en mi estaba mal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Destacados

Diversas denúncias públicas de abusos sexuais no IVE

  "É como sentir que seu próprio pai te está violando" 1.12.2016 - Religión Digital Denúncia de Luis Ano 2005: Eu mantive silêncio, fiel ao "pacto" de n ão  falar sobre este tema. Mas como todo, no final acaba vencendo a verdade, n ão  pude aguentar este silêncio cômplice e acabei contando tudo a quem foi meu superior provincial nesse momento, o padre Gabriel Zapata, no ano 2005, sendo eu seminarista de segundo ano de filosofia do Seminario Maior Maria Mae do Verbo Encarnado, do IVE, em San Rafael, Mendoza. O Padre Gabriel Zapata me ouviu com muita atenção.  Lembro-me de algumas coisas: disse-me que isso era muito grave; perguntou-me pelos detalhes, e eu lhe expliquei sem animo de vingança, senão querendo que chegue ao culpável meu perdão que lhe dissesse que eu estava bem.  O que eu soube depois disso é que o trasladaram do Peru, onde estava missionando à Argentina. Soube depois de tê-lo encontrado em uma ocasião na casa religiosa que temos em Nihuil. Do resto das

Carta de uma ex superiora - SSVM

A seguinte carta nos chegou de uma ex servidora, membro da rama feminina Servidoras do Semhor e da Virgem de Matrá , durante 8 anos. Ela decidiu deixar a vida religiosa antes de receber os votos perpétuos. Foi superiora de irmãs de votos perpétuos por quatro anos e diretora vocacional da SSVM nos EUA/Canadá por dois anos, quando somente era uma irmã de votos temporais . Se você pretende fazer parte da SSVM, considere as preocupações expressas em sua carta. Se você gostaria de entrar em contato com ela, envie-nos um e-mail aqui no blog  IVEINFO  e nós lhe enviaremos sua informação de contato.

1. Quem é o Padre Carlos Miguel Buela e o Verbo Encarnado

Mas, o que é o aspirantado?

* Escrito por uma ex ssvm dos Estados Unidos em ' Servidoras do Senhor (SSVM) - Informaç ão  e experiência ' em  relaç ão  a realidade do aspirantado em seu país. Eu por minha parte reforço meu conhecimento sobre este tema nos demais aspirantados das SSVM. * O aspirantado Resumo: As Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará dirigem o que elas chamam de "aspirantado", que são casas de formação para meninas de 14 anos, em tempo integral. Essas casas para meninas menores de idade s ão  exclusivas das SSVM e não fazem parte da tradição ou prática católica. Vemos pelas experiências pelos anos que passam que essas casas est ão  transformando-se em um ambiente disfuncional, consequências de esta conclusão é que, onde está sendo deficiente o discernimento das vocaç ões  adultas, como será nos casos de menores de idades colocadas baixo a responsabilidade de pessoas tao jovens, sem experiências em comportamento no periodo da infancia e  adolescencia, baixo a responsabilidades

Lista de sacerdotes que abandonam o IVE

Monsenhor Taussig e os abusos sexuais no IVE

Coletiva de imprensa de Mon. Taussig sobre o abuso sexual a um seminarista menor do IVE - 2016 Afinal o IVE n ão é diferentes de tantas outras Congregações que encobriram abusos sexuais. Tratam até hoje de encobrir e manipular as informações sobre os abusos do fundador, Carlos Buela. Por quê tanta adoração ao padre Buela? É lícito tentar enganar ao Papa, aos bispos, aos membros, às numerosas familias da Tercera Ordem, aos leigos, etc? É Lícito tentar criar esse ambiente de santidade ao redor de uma pessoa desonesta e imoral por mais que seja um sacerdote?  Aonde está o que abusou de Luis? Por quê foi protegido pelo IVE? Porque o IVE quis salvar a sua pele nessa historia. Denunciar a esse abusador era criar uma má fama a Congregação, preferiram encubrir e ordena-lo sacerdote. Esconder essa informação e ordenar a um abusador sexual? Nunca vai ser nossa a culpa em apontar os erros e abusos de uma pessoa por mais que seja ela um sacerdote, a culpa é somente dela por não tratar com dignidad

O sectarismo vocacional das Servidoras

Quero partilhar a minha experiência neste blog como mais um testemunho sobre as ações sectárias e abusivas que existem no seio da família religiosa das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará.  Para os que leram os outros testemunhos, podem ver por si próprios que há muitos pontos em comum, o que não é coincidência, mas prova de que assim é.  Eu era uma jovem que creía e praticava, com bastante formação religiosa. Apesar disso, nunca tive a intenção ou a vocação (falando na sua terminologia) de entrar num convento, e já houve muitos que se cruzaram no meu caminho. Nunca vi isso como uma opção para mim. 

2. Padre Buela: Visão de um leigo

Não quero extender-me em comentários, mas sem dúvida nenhuma este texto se merece. Um excelente resumo, claro, limpo, pelo menos até 2013, de uma história contada sem doses de fanatismos e de epopeya tão característicos do IVE e de seu fundador. Original em inglês Ive Info

Comissário Pontificio para o Verbo Encarnado

Por decreto da Santa Sé o governo geral do Instituto do Verbo Encarnado, IVE constituido pelo então superior geral Gustavo Nieto e seu conselho foi suprimido para ser nomeado um novo governo designado diretamente pela Santa Sé.  O novo governo está formado pelo cardeal espanhol Santos Abril y Castelló, comissário pontificio desde o ano 2016 e por sacerdotes de outras ordens religiosas designados pelo Vaticano para tentar solucionar os casos de abusos de autoridade e consciência que se vêm perpetrando desde a fundaçao. Ademais foram eleitos dois sacerdotes do IVE, os padres Ervens Menguelle e Diógenes Urquiza com a finalidade de facilitar a comunicação com os membros que desejam comunicar-se com as autoridades eclesiásticas.