Pular para o conteúdo principal

O sectarismo vocacional das Servidoras


Quero partilhar a minha experiência neste blog como mais um testemunho sobre as ações sectárias e abusivas que existem no seio da família religiosa das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará. Para os que leram os outros testemunhos, podem ver por si próprios que há muitos pontos em comum, o que não é coincidência, mas prova de que assim é. 

Eu era uma jovem que creía e praticava, com bastante formação religiosa. Apesar disso, nunca tive a intenção ou a vocação (falando na sua terminologia) de entrar num convento, e já houve muitos que se cruzaram no meu caminho. Nunca vi isso como uma opção para mim. 

Conheci as servidoras numa actividade de voluntariado e a partir daí fiquei completamente absorvida. Cada dia havia uma desculpa diferente para eu ir a casa delas, ficar para almoçar ou jantar com elas e participar em todas as actividades que tinham. Eu, sempre ao serviço de Deus e dos outros, sempre  tentando fazer o bem, nunca soube dizer não a nada. A primeira vez que fui a casa delas fizeram-me esperar que todos saíssem e depois convidaram-me para rezar com elas e jantar. Quando me despedi, uma das irmãs me disse: "vamos manter-te aqui connosco e não poderás escapar, vamos rezar por essa intenção, algo que me fez tremer e até me fez sentir medo por dentro. Depois pensei, é apenas uma piada, uma brincadeira, mas continuei a aceitar seu jogo. 

Com o passar do tempo, fui ficando cada vez mais absorvida, tudo girava em torno da vocação, ao ponto de ter de considerar esta questão. 

Lembro-me que fui convidada para um retiro no qual éramos apenas quatro, todas casadas, excepto eu. O padre continuou a falar de vocação em cada uma das conversações. Sempre que o fazia, olhava para mim. No final dos Exercícios ele me disse: "Que pena que você não tem nada para me dizer". Naquele momento não pensava na vocaçao, mas pouco a pouco mediante tantos comentarios que faziam comigo e sobre mim esses pensamentos foram tomando conta da minha cabeça. As conversações na mesa se falava sempre de vocação, das pessoas que acreditavam ter vocação (parecia que todas as pessoas à sua volta eram chamadas ao IVE) e do número de membros que tinham.

O monotema e as situações conducentes ao meu questionamento contínuo sobre isto levaram-me, como disse anteriormente, a considerar uma vocação religiosa. No início queria manter o segredo, pois não era nada claro para mim e, por essa razão, tive de pedir ajuda no discernimento. No preciso momento em que o disse, a opção de um não não existia. Pedi para ser mantido em segredo enquanto estava discernindo, mas no dia seguinte o meu nome já estava em todos os grupos de oração. Foi-me dito que questionar a vocação já era um sinal claro de uma vocação e que a resposta deveria ser sempre sim e rapidamente. Fizeram-me ver como todos pensavam que eu tinha uma vocação e que estava sendo chamada, se eu dissesse não, era um cobarde e nunca seria feliz. Foi-me dito que tinha de deixar o meu emprego para estar preparada para que a resposta fosse menos dolorosa e mais rápida. 

Havia um enorme conflito dentro de mim, porque eu sabia no fundo que não estava sendo  chamada a essa vida, mas no exterior todos viam em mim uma vocação e tudo girava em torno disso.  O discernimento tinha passado para um plano externo, estava nas suas mãos e não no meu coração. A minha vontade foi completamente anulada. Este conflito interior levou-me à tristeza mais profunda, a uma angústia que se transformou em pura ansiedade. Tudo isto levou a uma situação que finalmente teve de ser resolvida por profissionais. Passei três anos em tratamento psiquiátrico e psicológico, porque os meus pensamentos e sentimentos eram idênticos aos de uma pessoa que tinha acabado de sair de uma seita. Senti tal opressão e falta de liberdade que, cinco anos mais tarde, há situações em que ainda sou incapaz de enfrentar. Tive pensamentos obsessivos compulsivos que me impediram de dormir. Senti no fundo de mim que nunca mais teria o prazer de dizer não. O seu "apostolado" magoou-me muito. Tanto que já não me considero um membro da Igreja, tenho dificuldade em entrar em qualquer igreja e que qualquer prática religiosa me parece ser uma mentira. E tudo porque vi tantas coisas lá dentro.


Havia muitas coisas que eu não compreendia:

- Falavam de pobreza, mas ele viu como nunca houve falta de dinheiro para as suas viagens. Viagens por todo o mundo. Freiras e padres que viajavam de um lado a outro, viajens desde de uma cidade a outra para passar uns dias. A província estava sempre em movimento. De vez em quando faziam peregrinações (assim diziam, mas no final eram viagens/férias). Tudo isto teve um custo enorme pelo qual tiveram de pagar muito facilmente. Quando queriam comer fora, também havia dinheiro. Quando queriam comprar materiais tecnológicos, como câmaras de vídeo, computadores, celulares, etc.; havia sempre dinheiro. Mas isso não impedia depedir continuamente às pessoas para as ajudar com as suas doações. Isto parece-me um abuso com aqueles que trabalham humildemente para ganhar o seu dinheiro e que, de bom coração, doam para fins apostólicos, enquanto o Instituto  gastam com caprichos.

A alegria fingida. A competição entre irmãs é muito marcante. Num encontro de jovens pude ver várias atitudes infantis, atrevo-me a dizer, entre irmãs. Com o tempo descobri como a competição entre elas os impedia de viver em harmonia, e é por isso que há tanto mudanças de destino e entre comunidades e lugares, porque é difícil encaixar uma comunidade sem inimizade e discórdia. Além disso, com o tempo descobri também como há muitas irmãs no interior que sofrem agotamento devido ao elevado nível de stress que sofrem devido ao abuso de poder e autoridade dos superiores. 

- Com o passar do tempo, percebi que a sua espiritualidade era um verdadeiro fanatismo religioso. Testemunhei muitas conversas em que o Concílio Vaticano II e o Papa eram desacreditados. As freiras só podiam dirigir-se, confessar-se e fazer Exercícios com sacerdotes do IVE. Testemunhei uma delas a ser repreendida por se confessar numa igreja com um padre diocesano. Outras ordens foram frequentemente criticadas e desprezadas por não usarem o hábito ou não receberem a comunhão na mão. Tratava-se com desprezo todo o o que não "se parecia ao IVE" e outros  movimentos eclesiásticos eram vistos como competição. 


Tinha-se falado muito de política. Houve um monge que uma vez me comentou sobre o general Franco como "São Franco", disse-me que este Papa nunca o proclamaria santo, mas que para eles ele era um santo. Considerei que muitos dos seus comentários estavam deslocados e muitos desses comentarios me surpreendia por saírem da boca de um religioso. 

-Havia um machismo muito exagerado. Quando os padres do IVE iam a casa das servidoras, compravam a melhor carne do supermercado, a melhor comida era preparada para eles, nunca faltou cerveja no frigorífico e os quartos tinham que estar impecáveis. Nunca os vi levantar um prato da mesa. Quando as servidoras iam às casas dos padres ou monges do IVE, tinham de limpar as suas casas, cozinhar as suas refeições, lavar e passar as suas vestes litúrgicas e agir como suas empregadas. 

- As jovens irmãs eram nomeadas superioras, algumas delas ainda em votos temporáis e recém-saídas do noviciado. Eram superioras de outras irmãs com experiência e votos perpétuos, o que para mim era difícil de compreender. Mais tarde percebi que esta era uma forma do governo geral e das províncias dominarem as comunidades, porque as jovens irmãs não tinham formação e experiência suficientes para ocupar estes cargos.

- Há muitas comunidades com apenas duas e três irmãs, "esmagadas" por não chegarem a todas, masaos superioras continuam a aceitar fundações, mesmo sem terem pessoas suficientes para alcançar a todas, deixando cada vez mais comunidades com apenas duas irmãs. E tudo isto porque o seu principal objetivo é fazer crescer os números, não se preocupam com a qualidade das comunidades mas sim com a quantidade, não se preocupam com a estabilidade e bem-estar dos seus membros, mas sim em continuar a ter "propriedades".

- Havia numerosos membros que entram numa idade muito avançada mesmo na velhice (até aos 80 anos). Homens e mulheres com filhos, esposas e maridos e com toda uma vida do mundo por trás deles.  Muitos membros eram antigos membros de outras ordens que tinham partido, quem sabe porquê, mas há muitos a quem só o IVE dá a oportunidade. E não há filtro quando se trata de entrada, não importa nada, qualquer um pode entrar. Depois vêm os  problemas.

Antes de terminar, gostaria de dizer que se escrevo isto, é porque o considero uma coisa boa a fazer. Não quero que o meu texto seja lido como uma crítica, mas como uma experiência objectiva que sofri pessoalmente e que não gostaria que acontecesse a mais ninguém, porque fui muito prejudicado. Sei que há muitas irmãs no interior que vêem muitas das coisas escritas acima como eu, (como tenho sido capaz de contrastar estes pensamentos com eles) e muitas ex-membros e/ou pessoas que consideraram juntar-se e que passaram pela mesma coisa. A minha única intenção é alertar sobre isso, isto é real, é assim que é e penso que todos deveriam saber sobre isso. Gostaria de pedir a todos aqueles que estão autorizados a intervir que tomem as medidas necessárias para pôr fim a esta situação. 

Até agora em tudo o que escrevi tentei ser o mais objetiva possível e agora gostaria de expressar a minha opinião: esta é uma grande "seita" religiosa cristã e deve ser suprimida, há muitas pessoas que continuam a sofrer com os seus abusos e as suas ações. 



**

Comentários

  1. Tudo o que essa menina disse é verdade. Ela foi muito objetiva e realmente como tive minha filha por alguns meses nesse lugar, foi o suficiente para constatar exatamente tudo isso que ela relatou.
    Parabéns pela coragem e que Deus possa iluminar muitos outros jovens para perceber a manipulação na vida de cada membro.

    ResponderExcluir
  2. Sim acontecem muitas coisas estranhas e erradas nesta congregação , os padres são muito ausentes na formação dos jovens e agora recentemente soube que um Reitor de um seminário engravidou uma religiosa que era sua dirigida espiritual , tenho uma amiga que retirou seus filhos de lá assim que soube do acontecido , e porque as autoridas religiosas não fazem nada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre este padre que engravidou uma dirigida, me parece que ambos já não estavam mais no ive/ssvm quando da gravidez, mas já haviam abandonado seus votos e foram viver juntos. mas confesso que não sei dos detalhes. sei que não houve abuso (tendo sido consensual) e que vivem juntos.

      Excluir

Postar um comentário

Destacados

Diversas denúncias públicas de abusos sexuais no IVE

  "É como sentir que seu próprio pai te está violando" 1.12.2016 - Religión Digital Denúncia de Luis Ano 2005: Eu mantive silêncio, fiel ao "pacto" de n ão  falar sobre este tema. Mas como todo, no final acaba vencendo a verdade, n ão  pude aguentar este silêncio cômplice e acabei contando tudo a quem foi meu superior provincial nesse momento, o padre Gabriel Zapata, no ano 2005, sendo eu seminarista de segundo ano de filosofia do Seminario Maior Maria Mae do Verbo Encarnado, do IVE, em San Rafael, Mendoza. O Padre Gabriel Zapata me ouviu com muita atenção.  Lembro-me de algumas coisas: disse-me que isso era muito grave; perguntou-me pelos detalhes, e eu lhe expliquei sem animo de vingança, senão querendo que chegue ao culpável meu perdão que lhe dissesse que eu estava bem.  O que eu soube depois disso é que o trasladaram do Peru, onde estava missionando à Argentina. Soube depois de tê-lo encontrado em uma ocasião na casa religiosa que temos em Nihuil. Do resto das

Carta de uma ex superiora - SSVM

A seguinte carta nos chegou de uma ex servidora, membro da rama feminina Servidoras do Semhor e da Virgem de Matrá , durante 8 anos. Ela decidiu deixar a vida religiosa antes de receber os votos perpétuos. Foi superiora de irmãs de votos perpétuos por quatro anos e diretora vocacional da SSVM nos EUA/Canadá por dois anos, quando somente era uma irmã de votos temporais . Se você pretende fazer parte da SSVM, considere as preocupações expressas em sua carta. Se você gostaria de entrar em contato com ela, envie-nos um e-mail aqui no blog  IVEINFO  e nós lhe enviaremos sua informação de contato.

1. Quem é o Padre Carlos Miguel Buela e o Verbo Encarnado

Mas, o que é o aspirantado?

* Escrito por uma ex ssvm dos Estados Unidos em ' Servidoras do Senhor (SSVM) - Informaç ão  e experiência ' em  relaç ão  a realidade do aspirantado em seu país. Eu por minha parte reforço meu conhecimento sobre este tema nos demais aspirantados das SSVM. * O aspirantado Resumo: As Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará dirigem o que elas chamam de "aspirantado", que são casas de formação para meninas de 14 anos, em tempo integral. Essas casas para meninas menores de idade s ão  exclusivas das SSVM e não fazem parte da tradição ou prática católica. Vemos pelas experiências pelos anos que passam que essas casas est ão  transformando-se em um ambiente disfuncional, consequências de esta conclusão é que, onde está sendo deficiente o discernimento das vocaç ões  adultas, como será nos casos de menores de idades colocadas baixo a responsabilidade de pessoas tao jovens, sem experiências em comportamento no periodo da infancia e  adolescencia, baixo a responsabilidades

Lista de sacerdotes que abandonam o IVE

Monsenhor Taussig e os abusos sexuais no IVE

Coletiva de imprensa de Mon. Taussig sobre o abuso sexual a um seminarista menor do IVE - 2016 Afinal o IVE n ão é diferentes de tantas outras Congregações que encobriram abusos sexuais. Tratam até hoje de encobrir e manipular as informações sobre os abusos do fundador, Carlos Buela. Por quê tanta adoração ao padre Buela? É lícito tentar enganar ao Papa, aos bispos, aos membros, às numerosas familias da Tercera Ordem, aos leigos, etc? É Lícito tentar criar esse ambiente de santidade ao redor de uma pessoa desonesta e imoral por mais que seja um sacerdote?  Aonde está o que abusou de Luis? Por quê foi protegido pelo IVE? Porque o IVE quis salvar a sua pele nessa historia. Denunciar a esse abusador era criar uma má fama a Congregação, preferiram encubrir e ordena-lo sacerdote. Esconder essa informação e ordenar a um abusador sexual? Nunca vai ser nossa a culpa em apontar os erros e abusos de uma pessoa por mais que seja ela um sacerdote, a culpa é somente dela por não tratar com dignidad

"Experiência vocacional" no Noviciado do Verbo Encarnado

  Recebemos este testemunho enviado por um jovem vocacionado que, depois de ter feito uma experiência vocacional num seminario diocesano, quis conhecer de mais perto a vida religiosa num Instituto Religioso. Esse jovem a diferença de muitos outros percebeu que no IVE, infelizmente, não há processos de de discernimento vocacional. * Sou um jovem vocacionado e não revelarei o meu nome para guardar a minha imagem, mas gostaria de relatar aqui a minha experiência dos dias que passei no noviciado do Instituto do Verbo Encarnado, IVE. O que no início era para ter sido uma experiência de 11 dias, passei apenas 5 dias de exercícios espirituais e 3 dias de convivência no noviciado. Não estava sozinho, mas havia outros jovens que, juntamente comigo, estavam lá para uma experiência vocacional, ou seja, para que com a ajuda do superior pudéssemos discernir uma vocação à vida religiosa, mas nomes como: experiência vocacional ou discernimento como tal não foram utilizados, utilizavam a palavra con

2. Padre Buela: Visão de um leigo

Não quero extender-me em comentários, mas sem dúvida nenhuma este texto se merece. Um excelente resumo, claro, limpo, pelo menos até 2013, de uma história contada sem doses de fanatismos e de epopeya tão característicos do IVE e de seu fundador. Original em inglês Ive Info

Comissário Pontificio para o Verbo Encarnado

Por decreto da Santa Sé o governo geral do Instituto do Verbo Encarnado, IVE constituido pelo então superior geral Gustavo Nieto e seu conselho foi suprimido para ser nomeado um novo governo designado diretamente pela Santa Sé.  O novo governo está formado pelo cardeal espanhol Santos Abril y Castelló, comissário pontificio desde o ano 2016 e por sacerdotes de outras ordens religiosas designados pelo Vaticano para tentar solucionar os casos de abusos de autoridade e consciência que se vêm perpetrando desde a fundaçao. Ademais foram eleitos dois sacerdotes do IVE, os padres Ervens Menguelle e Diógenes Urquiza com a finalidade de facilitar a comunicação com os membros que desejam comunicar-se com as autoridades eclesiásticas.