Pular para o conteúdo principal

Informe - A atividade sexual de McCarrick


Por Richard Sipe - 12 de Mayo 2010


O Papa Bento XVI disse: "A maior perseguição da igreja não vem de inimigos externos, mas nasce dos pecados dentro da igreja". 11 de maio de 2010. 

Recentemente, vários novos relatos em primeira pessoa da atividade sexual de Theodore McCarrick passaram a ser de domínio público. Alguns novos relatórios são de padres maduros que foram vítimas/parceiros do tio Ted (como ele se fazia chamar) no início de seu ministério e agora têm parceiros sexuais adequados à idade; outros tiveram problemas por seu padrão de envolvimento sexual com homens jovens.

Nenhum desses padres quer se identificar no registro neste momento. O silêncio alimenta o sistema de abuso que prevalece na igreja de cima para baixo.

 A natureza sistêmica do abuso sexual de menores pelo clero católico romano é cada vez mais evidente à medida que a exposição global do abuso de menores na Alemanha, Áustria, Holanda, Suíça e Brasil é exposta.

O padrão que vinha sendo praticado pelos bispos, incluindo o Papa Bento XVI quando chefiou uma diocese alemã, era claro: enviar denunciados abusadores para aconselhamento em saúde mental; recolocá-los no trabalho pastoral independentemente do que um profissional recomendar (ou seja, restringir o acesso a menores); permitir que eles retornem ao trabalho sem supervisão; esperar por outro relatório de infração; repetir o ciclo; ou seja, cobrir tudo isso.

Não há dúvida de que o abuso infantil é um problema social. As autoridades da Igreja, incluindo o Papa, continuam a usar este fato para tentar justificar o problema nas fileiras do clero.

Mas a igreja e o clero não são o público em geral. O padrão moral que eles representam e ensinam não é o mesmo que o melhor da sociedade secular.

Criticar a Igreja Católica Romana pela atividade sexual de seus bispos e sacerdotes não é um insulto ou um ataque à religião, à Igreja, ao clero ou ao Papa. É um serviço.

Afirmar que o abuso infantil (e a atividade sexual de homens que se apresentam ao público como celibatários) é apenas "algumas maçãs ruins" não é exato. [Cf. estatísticas].

Persistir em dizer que a seleção de candidatos para o ministério deve ser o foco principal de uma solução para um clero mais responsável é enganoso. Certamente, candidatos de boa fibra intelectual, psicológica e moral são desejáveis em qualquer programa de formação profissional. Mas se o sistema no qual eles são recrutados e empossados é corrupto, eles estão em risco.      

Os fatos são claros, simples e típicos do legado de tolerância ao abuso e encobrimento incutidos por Theodore E. McCarrick, Arcebispo de Newark (1986-2000) e perpetuados por seus sucessores. Existe documentação que registra a atividade sexual e a intenção e o modo como McCarrick planejava dormir com seminaristas e jovens padres, inclusive quando ele era o primeiro bispo de Metuchen depois de servir como bispo auxiliar em Nova York.

Em arquivo estão as "DOCUMENTAÇÕES DE MEDIAÇÃO POR FREI GRAMO", envolvendo McCarrick, as dioceses de Metuchen e Newark, Nova Jersey. (2006) Foi alcançado um acordo financeiro. O caso foi enviado à Congregação para a Doutrina da Fé em Roma, mas ainda não se obteve resposta. 

Os documentos incluem a história do gesto sexual inicial de McCarrick e a abordagem à vítima, naquele então, seminarista, em sua residência como bispo em Metuchen, em 1986. 

A documentação inclui correspondência manuscrita (cartas e cartões) de McCarrick, carimbada entre 1987 e 2005. Muitas das cartas estão assinadas "Tio Ted". Os nomes de outros sacerdotes que foram vistos tendo relações sexuais com McCarrick ou testemunharam McCarrick tendo relações sexuais com outro sacerdote também estão incluídos no arquivo. 

Um dos sacerdotes ainda está no ministério ativo, outro sacerdote abandonou o ministério foi assistido pela igreja e por McCarrick para reeducá-lo e para encontrar outra profissão. Os nomes de outros sacerdotes sexualmente ativos também estão nos relatórios. Registros das atividades de McCarrick com esses sacerdotes também estão incluídos nas avaliações médicas e registros revisados pelo bispo Hughes de Metuchen já em 1995.

Trechos dos documentos legais do assentamento incluem contas em primeira mão que também estão nos registros da Arquidiocese de Newark de um incidente em uma viagem com McCarrick, então arcebispo de Newark, New Jersey, com um seminarista e dois jovens padres quando compartilharam um quarto com duas camas de casal. lê-se:

- McCarrick, vestido apenas em sua roupa íntima, entrou na cama com um dos padres: "O Bispo McCarrick estava sentado na virilha do Pe. RC enquanto assistia TV com o Pe. BL [nomes completos aparecem nos documentos], o Bispo McCarrick sorria e ria e passava as mãos por todo o corpo do Pe. RC. Dom McCarrick estava tocando o corpo do Pe. C, esfregando as mãos da cabeça aos pés e se divertindo, colocando ocasionalmente as mãos debaixo da roupa íntima do Pe. C. [Eu] me sentia muito desconfortável enquanto tentava me concentrar na televisão, e o Pe. BL, começou a sorrir. Quando olhei para a cama ao meu lado, o Bispo McCarrick estava acariciando com entusiasmo todo o corpo do Pe. RC.

Nesse momento, fiz contato visual [com] o bispo McCarrick. Ele sorriu para mim e disse: "Não se preocupe, você é o próximo". Naquele momento, senti a mão do Pe. BL esfregando minhas costas e ombros. Eu me sentia mal do estômago e me escondi debaixo das cobertas e fingi dormir".

McCarrick continuou a perseguir o jovem, enviando-lhe notas e ligando-lhe ao telefone. As notas revelam que era costume o arcebispo McCarrick chamar seus protegidos de "sobrinho" e ele encorajou sua comitiva a chamarem um ao outro de "primo" e a chamá-lo de "tio Ted".

Em outra ocasião, McCarrick convocou o jovem para levá-lo da Catedral de Newark à cidade de Nova York. Ele o levou para jantar; e então, em vez de retornar a Newark como previsto, McCarrick foi a um apartamento em um quarto onde havia uma cama e uma cadeira reclinável. McCarrick disse que dormiria na cadeira, mas depois de tomar banho desligou as luzes e vestiu sua roupa íntima e foi para a cama com seu convidado. Aqui está a lista de documentos: 

- "Ele colocou seus braços ao meu redor e envolveu suas pernas ao redor das minhas. Começou a me dizer que eu era um jovem simpático e que um dia eu daria um bom padre. Ele também me contou sobre o trabalho duro e o estresse que enfrentou em seu novo papel como Arcebispo de Newark. Me disse como todos o conheciam e como ele era poderoso. O arcebispo continuava dizendo: "Reze por seu pobre tio". De repente, eu me senti paralisado. Eu não tinha meu próprio carro e não tinha para onde ir. O arcebispo começou a me beijar e a mover suas mãos e pernas ao meu redor. Senti-me congelado, tentei escapar e separar-me dele. Senti seu pênis dentro de sua roupa íntima pressionado contra minhas nádegas enquanto ele esfregava minhas pernas de cima a baixo. Acariciava-me com meu peito com suas maos as minhas costas e apertava suas pernas ao redor das minhas. Eu tentei gritar, mas não consegui... Senti-me paralisado pelo medo. À medida que ele continuava a me tocar, eu sentia mais medo. Ele até tentou várias vezes colocar suas mãos debaixo da minha bermuda. Tentou me virar para poder ficar em cima de mim, mas eu resisti, me senti enjoado e finalmente consegui pular da cama. Entrei no banheiro onde vomitei várias vezes e comecei a chorar. Após vinte minutos no banheiro, o arcebispo me disse que voltasse para a cama. Ao invés disso, fui até a poltrona reclinável e fingi adormecer".

Em uma carta datada de quatro dias após este incidente, McCarrick escreveu uma nota assinada "Tio Ted" que dizia em parte: "Eu só queria agradecer-lhe por ter vindo na sexta-feira à noite. Gostei muito de nossa visita. Você é um grande rapaz e eu sei que o Senhor continuará a abençoá-lo..... Seu tio tem ótimos lugares para levá-lo!!!!! "

Há documentos adicionais que corroboram esta relação em particular. É seguro dizer que o agora aposentado Cardeal McCarrick era um homossexual ativo e pode dizer-se que tinha uma orientação homossexual. isso nao interferiu em sua carreira como clérigo na Igreja Católica Romana.

A posição de poder de um cardeal o coloca acima de qualquer suspeita e o torna imune a críticas; isto desafiando o forte registro de violações morais periódicas por parte de alguns clérigos (e políticos) em altos cargos.

Os fatos são claros, simples e típicos do legado de tolerância ao abuso e encobrimento incutido por Theodore E. McCarrick, Arcebispo de Newark (1986-2000). Há documentação da atividade sexual e dos planos que fazia para dormir com seminaristas e jovens padres, mesmo quando ele serviu como primeiro bispo de Metuchen depois de servir como bispo auxiliar em Nova York.6

Em 1990, quando publiquei meu livro A Secret World: Sexuality and the Quest for Celibacy, grande parte do mundo clerical rejeitou a alegação de que uma grande parte da comunidade clerical não praticava o celibato e que 6% dos sacerdotes tinham contato sexual com menores. Alguns bispos me escreveram para dizer que minhas descobertas foram semelhantes à experiência deles "mas eu não deveria ter dito". Fui criticado por ser desleal; meu método de pesquisa também foi criticado.

Mas, no entanto, as conclusões foram testadas e consideradas confiáveis. É agora um fato aceito que muitos padres nos Estados Unidos em algum momento não praticam o celibato. Este foi o primeiro passo para começar a entender o problema do celibato clerical em geral e a crise do abuso sexual em particular. (Especificamente, foi o início da explicação da construção sistêmica da dinâmica celibatária/sexual na Igreja Católica.

Segundo passo: com a hospitalização de padres na proliferação de hospitais psiquiátricos estabelecidos desde 1946 para clérigos que atuavam sexualmente, outra visão se tornou aparente: bispos e superiores sabiam o que estava acontecendo. De fato, à medida que a crise dos abusos tomou forma, tornou-se cada vez mais claro que os bispos não só sabiam o que os padres estavam fazendo aos menores, mas estavam encobrindo o que sabiam e participando dos abusos, transferindo os abusadores de uma paróquia ou local para outra sem informar ou avisar ninguém sobre as agressões anteriores. Eles culparam psiquiatras e advogados por dar-lhes maus conselhos. (O Papa Bento XVI ainda usava esta desculpa recentemente). Mas nenhum bispo precisava ser informado de que o comportamento em questão não era celibatário. 

E a supervisão do celibato dos padres é tarefa do bispo. Esta negligência básica e subvalorização do celibato é um fator importante para permitir o abuso de crianças. Os bispos descartaram esse comportamento criminoso, tachando-lo solamente como um "pecado".

Terceiro passo: Como a documentação de casos civis e criminais surgiu de todos os cantos dos Estados, um elemento adicional na dinâmica do estupro celibatário e do abuso sexual foi revelado. Ou seja: O padrão e a prática dos superiores, confessores, diretores espirituais, mestres noviços e membros do corpo docente tendo intercâmbios sexuais e amizades com seminaristas e jovens padres. Sua prevalência nos Estados Unidos é inquestionável. Os processos judiciais contra padres que abusaram de menores são apenas uma fonte de documentação confiável. Os registros de saúde mental são outros. Acima de tudo, o testemunho dos abusados é substancial, doloroso, lamentável e desolador.

Muito sobre este elemento do sistema é bem conhecido e também inegável. O problema é que ele é selado dentro do sistema. Poucos dos seminaristas/sacerdotes vítimas do seminário que falaram oficialmente, infelizmente têm tudo a perder. Padres sexualmente ativos que não pretendem ser celibatários fazem o melhor que podem para cobrir seus rastros.

Mas a realidade chega ao topo. E o padrão não é exclusivamente homossexual. Sabe-se que os bispos e até mesmo os cardeais têm relações mais ou menos duradouras com as mulheres e ainda há documentação inédita. (Esta prática costumava ser chamada de concubinato, era mais comum e quase tolerada. Na maioria das vezes, agora essas relações são realizadas sob uma palavra mais digna).

Mais sinistras são as relações patrocinadas sexualmente, nas quais um padre mais velho ou superior leva um jovem padre atraente e receptivo em seu abraço afetuoso. Sim, algumas dessas associações se tornam sexuais. À medida que o homem mais velho se eleva em estatura, posição e poder, ele leva seu protegido junto com ele pela escala da organização. Às vezes, o jovem acaba correspondendo à estatura de seu mentor; ele também pode repetir o padrão tão bem aprendido e praticado. Este padrão é bem exercido em Roma.

Existem dezenas de documentos confiáveis que comprovam esta prática e as pessoas envolvidas.

O ponto principal é que a dinâmica está em ação e afeta até mesmo o clero bom e observador que não pode falar abertamente porque o sistema secreto não os tolerará. Para onde irão? A imprensa não tocará a má-fé neste nível do sistema de poder sem uma investigação impossível que exponha o denunciante a uma destruição potencial ou certa. Quem dos muitos que sabem dentro do sistema clerical secreto tem esse tipo de coragem?

O que escrevi ao Papa Bento XVI (Cf. página principal) é apenas um simples exemplo da dinâmica sistêmica do estupro celibatário dentro do sacerdócio e algumas das terríveis conseqüências para a igreja, o clero e nossa juventude.

Expressei minha consciência de como é difícil até mesmo para ele abordar esta dimensão do problema que denominei de Síndrome do Cardeal McCarrick. Grandes santos como o Papa Gregório I, Pedro Damiao, o santo padroeiro da reforma da igreja, e os outros santos ilustrados em C. Colt Anderson's tentaram, alguns com mais sucesso do que outros. (Cf. Livros de Notas) Existe hoje uma necessidade de tais santos. O problema está presente, operativo e de grande magnitude.

***


Comentários

Destacados

Diversas denúncias públicas de abusos sexuais no IVE

  "É como sentir que seu próprio pai te está violando" 1.12.2016 - Religión Digital Denúncia de Luis Ano 2005: Eu mantive silêncio, fiel ao "pacto" de n ão  falar sobre este tema. Mas como todo, no final acaba vencendo a verdade, n ão  pude aguentar este silêncio cômplice e acabei contando tudo a quem foi meu superior provincial nesse momento, o padre Gabriel Zapata, no ano 2005, sendo eu seminarista de segundo ano de filosofia do Seminario Maior Maria Mae do Verbo Encarnado, do IVE, em San Rafael, Mendoza. O Padre Gabriel Zapata me ouviu com muita atenção.  Lembro-me de algumas coisas: disse-me que isso era muito grave; perguntou-me pelos detalhes, e eu lhe expliquei sem animo de vingança, senão querendo que chegue ao culpável meu perdão que lhe dissesse que eu estava bem.  O que eu soube depois disso é que o trasladaram do Peru, onde estava missionando à Argentina. Soube depois de tê-lo encontrado em uma ocasião na casa religiosa que temos em Nihuil. Do resto das

Carta de uma ex superiora - SSVM

A seguinte carta nos chegou de uma ex servidora, membro da rama feminina Servidoras do Semhor e da Virgem de Matrá , durante 8 anos. Ela decidiu deixar a vida religiosa antes de receber os votos perpétuos. Foi superiora de irmãs de votos perpétuos por quatro anos e diretora vocacional da SSVM nos EUA/Canadá por dois anos, quando somente era uma irmã de votos temporais . Se você pretende fazer parte da SSVM, considere as preocupações expressas em sua carta. Se você gostaria de entrar em contato com ela, envie-nos um e-mail aqui no blog  IVEINFO  e nós lhe enviaremos sua informação de contato.

1. Quem é o Padre Carlos Miguel Buela e o Verbo Encarnado

Mas, o que é o aspirantado?

* Escrito por uma ex ssvm dos Estados Unidos em ' Servidoras do Senhor (SSVM) - Informaç ão  e experiência ' em  relaç ão  a realidade do aspirantado em seu país. Eu por minha parte reforço meu conhecimento sobre este tema nos demais aspirantados das SSVM. * O aspirantado Resumo: As Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará dirigem o que elas chamam de "aspirantado", que são casas de formação para meninas de 14 anos, em tempo integral. Essas casas para meninas menores de idade s ão  exclusivas das SSVM e não fazem parte da tradição ou prática católica. Vemos pelas experiências pelos anos que passam que essas casas est ão  transformando-se em um ambiente disfuncional, consequências de esta conclusão é que, onde está sendo deficiente o discernimento das vocaç ões  adultas, como será nos casos de menores de idades colocadas baixo a responsabilidade de pessoas tao jovens, sem experiências em comportamento no periodo da infancia e  adolescencia, baixo a responsabilidades

Lista de sacerdotes que abandonam o IVE

Monsenhor Taussig e os abusos sexuais no IVE

Coletiva de imprensa de Mon. Taussig sobre o abuso sexual a um seminarista menor do IVE - 2016 Afinal o IVE n ão é diferentes de tantas outras Congregações que encobriram abusos sexuais. Tratam até hoje de encobrir e manipular as informações sobre os abusos do fundador, Carlos Buela. Por quê tanta adoração ao padre Buela? É lícito tentar enganar ao Papa, aos bispos, aos membros, às numerosas familias da Tercera Ordem, aos leigos, etc? É Lícito tentar criar esse ambiente de santidade ao redor de uma pessoa desonesta e imoral por mais que seja um sacerdote?  Aonde está o que abusou de Luis? Por quê foi protegido pelo IVE? Porque o IVE quis salvar a sua pele nessa historia. Denunciar a esse abusador era criar uma má fama a Congregação, preferiram encubrir e ordena-lo sacerdote. Esconder essa informação e ordenar a um abusador sexual? Nunca vai ser nossa a culpa em apontar os erros e abusos de uma pessoa por mais que seja ela um sacerdote, a culpa é somente dela por não tratar com dignidad

O sectarismo vocacional das Servidoras

Quero partilhar a minha experiência neste blog como mais um testemunho sobre as ações sectárias e abusivas que existem no seio da família religiosa das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará.  Para os que leram os outros testemunhos, podem ver por si próprios que há muitos pontos em comum, o que não é coincidência, mas prova de que assim é.  Eu era uma jovem que creía e praticava, com bastante formação religiosa. Apesar disso, nunca tive a intenção ou a vocação (falando na sua terminologia) de entrar num convento, e já houve muitos que se cruzaram no meu caminho. Nunca vi isso como uma opção para mim. 

"Experiência vocacional" no Noviciado do Verbo Encarnado

  Recebemos este testemunho enviado por um jovem vocacionado que, depois de ter feito uma experiência vocacional num seminario diocesano, quis conhecer de mais perto a vida religiosa num Instituto Religioso. Esse jovem a diferença de muitos outros percebeu que no IVE, infelizmente, não há processos de de discernimento vocacional. * Sou um jovem vocacionado e não revelarei o meu nome para guardar a minha imagem, mas gostaria de relatar aqui a minha experiência dos dias que passei no noviciado do Instituto do Verbo Encarnado, IVE. O que no início era para ter sido uma experiência de 11 dias, passei apenas 5 dias de exercícios espirituais e 3 dias de convivência no noviciado. Não estava sozinho, mas havia outros jovens que, juntamente comigo, estavam lá para uma experiência vocacional, ou seja, para que com a ajuda do superior pudéssemos discernir uma vocação à vida religiosa, mas nomes como: experiência vocacional ou discernimento como tal não foram utilizados, utilizavam a palavra con

2. Padre Buela: Visão de um leigo

Não quero extender-me em comentários, mas sem dúvida nenhuma este texto se merece. Um excelente resumo, claro, limpo, pelo menos até 2013, de uma história contada sem doses de fanatismos e de epopeya tão característicos do IVE e de seu fundador. Original em inglês Ive Info

Comissário Pontificio para o Verbo Encarnado

Por decreto da Santa Sé o governo geral do Instituto do Verbo Encarnado, IVE constituido pelo então superior geral Gustavo Nieto e seu conselho foi suprimido para ser nomeado um novo governo designado diretamente pela Santa Sé.  O novo governo está formado pelo cardeal espanhol Santos Abril y Castelló, comissário pontificio desde o ano 2016 e por sacerdotes de outras ordens religiosas designados pelo Vaticano para tentar solucionar os casos de abusos de autoridade e consciência que se vêm perpetrando desde a fundaçao. Ademais foram eleitos dois sacerdotes do IVE, os padres Ervens Menguelle e Diógenes Urquiza com a finalidade de facilitar a comunicação com os membros que desejam comunicar-se com as autoridades eclesiásticas.