Pular para o conteúdo principal

Não defendo a Buela, mas...


Publicado faz alguns anos por um ex membro.


**





Caros colegas: 

Honestamente, já começo a sentir-me desconfortável ao ler alguns comentários. Sabem perfeitamente que NÃO DEFENDO A BUELA (alguém tem dúvidas sobre como penso?) nem defendo os superiores do IVE. De fato, denunciei-os à congregação de religiosos, contactei-me com os bispos sobre os abusos cometidos no IVE, escutei a várias vítimas destas pessoas e tentei consolá-las. Assim que, se alguém me acusa de ser um "charlatão", respondo que talvez eu seja, e talvez eu seja mais do que isso, mas não é que eu não tenha feito nada. Tadeo Benavidez, Claudio Nicolini e outros são testemunhas da minha mudança de opinião. No início juntei-me a este grupo defendendo a Buela e o IVE, e depois, topandome com várias coisas, percebi-me de que estava errado (e não era o único). 

Passei 15 anos no IVE, e vários desses anos fui sacerdote e missionário do IVE. Já confrontei a Buela mais de uma vez, disse aos superiores do IVE, mais de uma vez, coisas que eles não gostaram nada, em suma, deixei-lhesbem claro que sei do que estou a falando, e naquele então não me dediquei a lamentar, mas fiz coisas concretas. Agi, -não sei se fiz muito ou pouco-, mas fiz algo (pelo menos, contribuí com um grão de areia). Tendo dito tudo isto, gostaria de dizer mais uma coisa: ASSIM COMO ESTOU CANSADO DOS PRO-IVE FANATICOS, TAMBEM ESTOU CANSADO DOS ANTI-IVE FANATICOS. 

Vejo uma grande falta de caridade por parte de alguns membros do grupo que criticam o IVE em relação a pessoas que pensam de forma diferente do que pensam. Quando os pró-IVE eram fanáticos, passei muito tempo e muitas horas a tentar convencê-los com argumentos, mas sem ser pouco caridoso para com eles. Parece-me que o trabalho que fizemos (não só eu, mas muitos outros no grupo), algumas pessoas anti-IVE destruem com a sua falta de caridade e comentários deslocados (em alguns comentários não quero julgar as pessoas, mas as suas palavras soam ressentidas e envenenadas. Falou aqui dos anti-IVE). Acredito que aqueles que estão confusos não precisam de que lhes passem a mão na cabeça, ou simplesmente"mandar-lhes ao médico como doentes mentais", ou coisas desse género. Compreendo que as pessoas pró-IVE são frequentemente desrespeitosas e fanáticas. SIM, ACEITO, é assim que as coisas são. Mas tal como há pessoas que só sabem defender-se com insultos, há outras pessoas que só sabem defender-se com faltas de caridade, ironia descabida, vomitar veneno e cuspir palavras ofensivas, etc., etc., etc. A todos vocês, digo, DEFENDAM-SE COM ARGUMENTOS. E se vocês se intitulam católicos, não sejam pouco caridosos. Estive no IVE durante 15 anos, fizeram-me mil e uma coisas, e digo-o com todas as letras: Buela não é um santo, de fato, é uma "pessoa má" (pelo menos as suas ações são más, sem julgar a sua consciência). Buela tem de ser punido pelos seus crimes, pelo bem da sua alma e pela justiça às vítimas, bem como aos seus cúmplices. Sim, me fizeram mil e umas e tenho MIL RAZÕES PARA ESTAR RESSENTIDO (graças a Deus não estou, não pelo meu próprio mérito mas pelo de Deus, o perdão é uma graça a pedir em oração), MAS ISSO NÃO ME PERMITE  FALTAR A CARIDADE A AQUELES QUE NÃO PENSAM COMO EU. 

Um fanático é um fanático, seja do IVE, anti-IVE, muçulmano, católico, budista, sincretista, mórmon, comunista, deísta, iluminista, secularista, e todas os istas que queira acrescentar. Cristo não nos ensinou a responder com a mesma moeda, nem a vingarmo-nos, nem a insultar aqueles que pensam de forma diferente, nem nada disso. 

Portanto, PAREM COM ESSA FALTA DE CARIDADE DE ANTI-IVE E PRO-IVE. Não se defendam com as unhas, como as mulheres más (e só as más, as boas não agem assim e são melhores que muitos homens). Defenda a sua posição sem desrespeitar aqueles que têm uma opinião diferente, mesmo que o outro não o faça (aqueles que não têm caridade mostram que não são claros sobre as coisas, que não compreendem nada do que Cristo pregou, que têm um ressentimento tremendo ou pelo menos algum pequeno problema não resolvido e não tornam de todo credível o que dizem). Digo isto porque os fanáticos de um lado ou do outro são cansativos. Não aprendi de Jesus Cristo estas lições que alguns de vocês estão a dar. Se vos chamais cristãos, não ajais assim. Se não são cristãos, isso é uma coisa (por vezes os cristãos comportam-se melhor do que os cristãos, infelizmente têm de ser objectivos e aceitar isso), mas se são, não parecem passar muito tempo em conversa com Jesus Cristo, ou se passaram muito tempo com Ele, não O ouviram de todo. A correcção pode ser feita, eu também as faço. A ironia pode ser feita, muitos de nós fazem-no. Também se pode desafiar uma pessoa quando ela está fortemente desalinhada, e outras coisas. Mas tudo deve ser feito para o bem da pessoa que está errada e para que a verdade triunfe. 

Se houver desrespeito pelos outros, insultos, descaracterização e todos os ACTOS QUE FAZEM O MUNDO IVE E OS ANTI-IVES, então o que se gera não é nada construtivo, mas mais ódio e rancor. Onde há ódio e rancor, há o diabo. É o que tenho a dizer hoje, farto e cansado de ler juntos tanta incaractericidade. Perdoe-me se fiz este desabafo, mas não é justo desafiar apenas aqueles que estão em posição de o fazer. As coisas devem ser ditas pelo nome, e o que está errado é errado, quem quer que o faça. E REPITO: BUELA E TODOS OS ABUSADORES DEVEM PAGAR PELOS SEUS DELITOS, EM NOME DA JUSTIÇA E PELO BEM DE SUAS ALMAS. A justiça não pode ser negada às vítimas, eu digo-a e sublinho-a. Mas uma coisa não tira a outra. OS FANÁTICOS PRÓ-IVE SÃO TÃO INSUPORTÁVEIS COMO OS FANÁTICOS ANTI-IV,E POIS TODO O FANATISMO É MALIGNO. 


Deus vos abençoe, paz e bem para todos!



Comentários

Postar um comentário

Destacados

Diversas denúncias públicas de abusos sexuais no IVE

  "É como sentir que seu próprio pai te está violando" 1.12.2016 - Religión Digital Denúncia de Luis Ano 2005: Eu mantive silêncio, fiel ao "pacto" de n ão  falar sobre este tema. Mas como todo, no final acaba vencendo a verdade, n ão  pude aguentar este silêncio cômplice e acabei contando tudo a quem foi meu superior provincial nesse momento, o padre Gabriel Zapata, no ano 2005, sendo eu seminarista de segundo ano de filosofia do Seminario Maior Maria Mae do Verbo Encarnado, do IVE, em San Rafael, Mendoza. O Padre Gabriel Zapata me ouviu com muita atenção.  Lembro-me de algumas coisas: disse-me que isso era muito grave; perguntou-me pelos detalhes, e eu lhe expliquei sem animo de vingança, senão querendo que chegue ao culpável meu perdão que lhe dissesse que eu estava bem.  O que eu soube depois disso é que o trasladaram do Peru, onde estava missionando à Argentina. Soube depois de tê-lo encontrado em uma ocasião na casa religiosa que temos em Nihuil. Do resto das

Carta de uma ex superiora - SSVM

A seguinte carta nos chegou de uma ex servidora, membro da rama feminina Servidoras do Semhor e da Virgem de Matrá , durante 8 anos. Ela decidiu deixar a vida religiosa antes de receber os votos perpétuos. Foi superiora de irmãs de votos perpétuos por quatro anos e diretora vocacional da SSVM nos EUA/Canadá por dois anos, quando somente era uma irmã de votos temporais . Se você pretende fazer parte da SSVM, considere as preocupações expressas em sua carta. Se você gostaria de entrar em contato com ela, envie-nos um e-mail aqui no blog  IVEINFO  e nós lhe enviaremos sua informação de contato.

1. Quem é o Padre Carlos Miguel Buela e o Verbo Encarnado

Mas, o que é o aspirantado?

* Escrito por uma ex ssvm dos Estados Unidos em ' Servidoras do Senhor (SSVM) - Informaç ão  e experiência ' em  relaç ão  a realidade do aspirantado em seu país. Eu por minha parte reforço meu conhecimento sobre este tema nos demais aspirantados das SSVM. * O aspirantado Resumo: As Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará dirigem o que elas chamam de "aspirantado", que são casas de formação para meninas de 14 anos, em tempo integral. Essas casas para meninas menores de idade s ão  exclusivas das SSVM e não fazem parte da tradição ou prática católica. Vemos pelas experiências pelos anos que passam que essas casas est ão  transformando-se em um ambiente disfuncional, consequências de esta conclusão é que, onde está sendo deficiente o discernimento das vocaç ões  adultas, como será nos casos de menores de idades colocadas baixo a responsabilidade de pessoas tao jovens, sem experiências em comportamento no periodo da infancia e  adolescencia, baixo a responsabilidades

Lista de sacerdotes que abandonam o IVE

Monsenhor Taussig e os abusos sexuais no IVE

Coletiva de imprensa de Mon. Taussig sobre o abuso sexual a um seminarista menor do IVE - 2016 Afinal o IVE n ão é diferentes de tantas outras Congregações que encobriram abusos sexuais. Tratam até hoje de encobrir e manipular as informações sobre os abusos do fundador, Carlos Buela. Por quê tanta adoração ao padre Buela? É lícito tentar enganar ao Papa, aos bispos, aos membros, às numerosas familias da Tercera Ordem, aos leigos, etc? É Lícito tentar criar esse ambiente de santidade ao redor de uma pessoa desonesta e imoral por mais que seja um sacerdote?  Aonde está o que abusou de Luis? Por quê foi protegido pelo IVE? Porque o IVE quis salvar a sua pele nessa historia. Denunciar a esse abusador era criar uma má fama a Congregação, preferiram encubrir e ordena-lo sacerdote. Esconder essa informação e ordenar a um abusador sexual? Nunca vai ser nossa a culpa em apontar os erros e abusos de uma pessoa por mais que seja ela um sacerdote, a culpa é somente dela por não tratar com dignidad

O sectarismo vocacional das Servidoras

Quero partilhar a minha experiência neste blog como mais um testemunho sobre as ações sectárias e abusivas que existem no seio da família religiosa das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará.  Para os que leram os outros testemunhos, podem ver por si próprios que há muitos pontos em comum, o que não é coincidência, mas prova de que assim é.  Eu era uma jovem que creía e praticava, com bastante formação religiosa. Apesar disso, nunca tive a intenção ou a vocação (falando na sua terminologia) de entrar num convento, e já houve muitos que se cruzaram no meu caminho. Nunca vi isso como uma opção para mim. 

"Experiência vocacional" no Noviciado do Verbo Encarnado

  Recebemos este testemunho enviado por um jovem vocacionado que, depois de ter feito uma experiência vocacional num seminario diocesano, quis conhecer de mais perto a vida religiosa num Instituto Religioso. Esse jovem a diferença de muitos outros percebeu que no IVE, infelizmente, não há processos de de discernimento vocacional. * Sou um jovem vocacionado e não revelarei o meu nome para guardar a minha imagem, mas gostaria de relatar aqui a minha experiência dos dias que passei no noviciado do Instituto do Verbo Encarnado, IVE. O que no início era para ter sido uma experiência de 11 dias, passei apenas 5 dias de exercícios espirituais e 3 dias de convivência no noviciado. Não estava sozinho, mas havia outros jovens que, juntamente comigo, estavam lá para uma experiência vocacional, ou seja, para que com a ajuda do superior pudéssemos discernir uma vocação à vida religiosa, mas nomes como: experiência vocacional ou discernimento como tal não foram utilizados, utilizavam a palavra con

2. Padre Buela: Visão de um leigo

Não quero extender-me em comentários, mas sem dúvida nenhuma este texto se merece. Um excelente resumo, claro, limpo, pelo menos até 2013, de uma história contada sem doses de fanatismos e de epopeya tão característicos do IVE e de seu fundador. Original em inglês Ive Info

Comissário Pontificio para o Verbo Encarnado

Por decreto da Santa Sé o governo geral do Instituto do Verbo Encarnado, IVE constituido pelo então superior geral Gustavo Nieto e seu conselho foi suprimido para ser nomeado um novo governo designado diretamente pela Santa Sé.  O novo governo está formado pelo cardeal espanhol Santos Abril y Castelló, comissário pontificio desde o ano 2016 e por sacerdotes de outras ordens religiosas designados pelo Vaticano para tentar solucionar os casos de abusos de autoridade e consciência que se vêm perpetrando desde a fundaçao. Ademais foram eleitos dois sacerdotes do IVE, os padres Ervens Menguelle e Diógenes Urquiza com a finalidade de facilitar a comunicação com os membros que desejam comunicar-se com as autoridades eclesiásticas.